Limpeza de Fossa em Porto Alegre na Zona Sul

Desentupidora 16 2

Limpeza de Fossa em Porto Alegre na Zona Sul

Notícia do Blog:

Descuidar da limpeza de fossa séptica afeta o meio ambiente

A fossa séptica é um tanque capaz de prender os dejetos vindos de banheiros e cozinhas transformando-os em material menos agressivo à natureza. Os líquidos sem cheiro que se formam no fundo do tanque a partir desses dejetos são os efluentes.

Como a fossa séptica é uma câmara que recebe constantemente resíduos e esgoto, é fundamental que seu funcionamento seja correto. Os cuidados incluem uma cuidadosa e profissional limpeza de fossa séptica. Do contrário, os problemas podem ser muitos, como retorno, mau-cheiro e proliferação de pragas (baratas, ratos e insetos).

Uma fossa séptica com problemas significa que todos os resíduos estão sendo lançados ao ambiente sem o devido tratamento, resultando em poluição e contaminação. A limpeza de fossa séptica tem como objetivo a retirada do lodo existente. O primeiro passo é escolher o dia e a hora mais adequados para a limpeza, já que o reservatório do imóvel não poderá ser utilizado durante o processo.

A limpeza de fossa séptica deve ser feita preferencialmente por profissionais, pois requer inúmeros cuidados. A empresa contratada, além de experiência, deve apresentar certificação junto aos órgãos competentes. As ações de limpeza de fossa séptica compreendem a extração e transporte do material recolhido e, para fazê-lo com total segurança, necessitam de autorização.

De forma simplificada, a limpeza de fossa séptica obedece aos seguintes passos:

1 – Abrir a tampa da fossa e deixar ventilar. Gases inflamáveis se acumulam no interior do reservatório e podem ser perigosos;
2 – Retirar os resíduos acumulados com uma mangueira de sucção. Se o lodo está duro, deve-se utilizar água e um agitador próprio para o fim;
3 – O material retirado da fossa precisa ser transportado para um aterro sanitário ou recolhido por uma empresa especializada nesse tipo de transporte;
4 – Nunca esvazie completamente a fossa. Cerca de 10% do líquido deve ser mantido no reservatório para não interromper o tratamento que está em curso.

Confira alguns transtornos que podem ocorrer caso a limpeza de fossa séptica não seja realizada corretamente:

– Infiltrações ou entupimentos: para que continue decompondo o esgoto com segurança, a limpeza de fossa séptica deve ser limpa anualmente ou quando estiver se mostrando cheia. Chame uma empresa especializada para verificar periodicamente as condições do tanque,

– Problemas na estrutura: o uso de objetos pontiagudos ou substâncias muito corrosivas para na limpeza de fossa séptica pode arruinar o recipiente ou a tubulação do sistema, sendo necessário a substituição de várias partes da estrutura da fossa.

– Prejudicar o funcionamento correto da fossa: retirar todo o efluente da fossa pode fazer com que ela pare de operar adequadamente.

– Equipamento inadequado: a limpeza de fossa séptica requer o uso de uma bomba de alta pressão para fazer a sucção dos resíduos. Se o equipamento não apresentar potência suficiente para o serviço, os resíduos poderão ficar espalhados pelo local, dificultando a remoção posterior.

O Departamento municipal de Água e Esgoto de Porto Alegre (Dmae), estabelece que as fossas sépticas devem apresentar as seguintes condições, além do disposto no Código de Edificações e nas Normas Técnicas Especiais:

– Não receber águas pluviais nem despejos industriais que possam prejudicar as condições de seu funcionamento;
– Possuir capacidade adequada ao número de pessoas a atender, com dimensionamento mínimo para a contribuição de cinco pessoas;
– Ser construídas com material de durabilidade e estanqueidade adequadas ao fim a que se destinam;
– Ser localizadas em áreas livres com facilidade de acesso, tendo em vista a necessidade periódica de remoção do lodo digerido.
– Os efluentes provenientes de caminhões limpa fossa serão dispostos em locais adequados, tais como estações de tratamento de esgotos ou leitos de secagem de lodos, conforme normatização específica.


DesentupidoraDedetizadora