Limpeza de Caixa D’água em Porto Alegre Zona Leste

Desentupidora 16 2

Limpeza de Caixa D’água em Porto Alegre Zona Leste

Notícia do Blog:

Saiba o que exigir de uma empresa de limpeza de caixa d’água

O local onde fica armazenada a água potável para consumo necessita de atenção especial em relação a sua limpeza e conservação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA possui uma legislação específica para a limpeza e higienização de caixa d’água. Em condomínios, ela deve ser realizada apenas por uma empresa de limpeza de caixa d’água especializada, pois existem diferentes modelos de reservatórios no mercado e com manuseio específico.

Ao final do serviço, a empresa de limpeza de caixa d’água deverá entregar um relatório com a explicação do procedimento adotado e se foram encontrados problemas como infiltrações e ferragens expostas. O descumprimento da lei pode trazer implicações jurídicas para o síndico, que poderá ser responsabilizado em caso de problemas de saúde de condôminos, derivados do descumprimento da lei e da contaminação da água em decorrência disso. Confira outros itens que você deve exigir da empresa de limpeza de caixa d’água contratada.

Ao contratar uma empresa de limpeza de caixa d’água, verifique se os funcionários receberam treinamento específico para esse serviço, e se a empresa tem alvará da Vigilância Sanitária. Ao limpar caixas d’água os funcionários trabalham em altura, sendo de extrema importância o uso da Norma NR-35 para que nenhum acidente ocorra.

Além disso, ele deverá utilizar equipamentos de proteção individual como macacão tipo tyvela; luvas de PVC 36 ou 46 cm; botas de borracha; cinto de segurança; óculos de proteção incolor ou ampla visão. Confira a lista de materiais e produtos usada, bem como a disponibilidade dos profissionais para solucionar quaisquer dúvidas e problemas que os moradores possam ter após a limpeza.

No dia marcado pela empresa de limpeza de caixa d’água o reservatório deve estar quase vazio para que não haja desperdício. As paredes e o fundo dos reservatórios são lavados com escova de fibra vegetal ou de fio de plástico (sabão, detergente, escovas de aço ou vassouras não são indicados).

A água da lavagem e a sujeira devem ser retiradas com balde e panos. Para evitar contaminação por insetos, fezes de pombos, etc., as tampas das caixas precisam estar sempre bem vedadas. A tampa deve ser compatível com a caixa e preferencialmente ser fechada com cadeado, evitando violação. Após a limpeza da caixa, pode ser feito um exame da água por laboratórios especializados, atestando sua qualidade.

A empresa de limpeza de caixa d’água deve fornecer, ao final do serviço, um laudo de potabilidade de água. Ou seja, ela deverá ser analisada para saber se é seguro consumi-la e se a sua ingestão não implicará em riscos para o consumidor.

Verificar a potabilidade da água significa analisá-la para saber se o consumo é seguro, ou seja, se a ingestão da água pode ou não trazer riscos à saúde do consumidor. Toda água que é destinada ao consumo deve seguir os padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Como a qualidade da água varia com o tempo, é importante fazer análises periódicas para obter um bom controle.


DesentupidoraDedetizadora