Desentupimento Porto Alegre de Caixa de Gordura

Desentupimento Porto Alegre de Caixa de Gordura

Desentupidora em Porto Alegre

Construsul Desentupidora Porto Alegre: Desentupimento Porto Alegre, Desentupimento Porto Alegre de Caixa de Gordura.

A pia da cozinha entupiu ou a água está demorando para escoar? Isso pode ser sinal de que você se descuidou da manutenção da caixa de gordura. Mas você sabe o que é e para que serve esse equipamento? Ela é como um grande balde, que fica abaixo do piso, deixando ver apenas a tampa. Sua função é impedir que a gordura dos alimentos – que vai com a água literalmente ralo abaixo – chegue à rede de esgoto.

A caixa de gordura tem as medidas calculadas pelo engenheiro, no momento do projeto do imóvel, levando em conta o número de pessoas que vão usar a cozinha. Na caixa há uma quantidade pré-determinada de água, que serve como “filtro” da água gordurosa que vem da pia da cozinha e da máquina de lavar louças. Esse líquido oleoso entra por um tubo, cai na água que já está no dispositivo e sai pelo lado oposto, sem a gordura. “Como água e óleo não se misturam, devido ao tempo de passagem, a gordura boia e só a água passa”, resume engenheiro civil José Roberto Scarpetta Alves.

As caixas de gordura são comumente feitas de concreto ou de plástico PVC. Elas possuem tampa removível para facilitar a limpeza. Nela, a sujeira se apresenta como uma espécie de “casca” e deve ser retirada, ensacada e jogada no lixo orgânico. O procedimento deve ser feito de seis em seis meses em casas, e de três em três meses em prédios, e pode ser realizado por empresas especializadas ou com o uso de bactérias que “comem” a gordura. Essas bactérias são vendidas em formato de farelo seco embalados em potes plásticos e são encontradas em lojas especializadas. É importante destacar que os resíduos que sobrarem da limpeza da caixa não devem ser jogados na rede de água novamente – como no vaso sanitário. Isso pode provocar entupimento do sistema.

O cuidado com a gordura no ralo da pia é importante porque o excesso do material pode levar ao escoamento lento da água, a entupimentos da tubulação e ao mau cheiro. Em casos extremos, pode haver transbordamento da caixa de gordura – quando a limpeza não é feita no período correto – ou volta do líquido sujo pelo ralo da pia – o que ocorre quando a caixa está cheia e a água que chega nela não consegue seguir adiante, ou seja, retorno por onde entrou.

Mas vale o ditado de que não sujar é melhor do que limpar.  O conselho para evitar essa situação é não jogar restos de comida na pia, descartando o que sobra dos pratos e panelas na lixeira, antes de lavar a louça. Passar papel toalha na superfície do utensílio, retirando todo o excesso de gordura antes de lavá-lo, também ajuda a evitar essa situação, além de economizar água.Outra dica é jogar cerca de dois litros de água fervendo na pia depois de lavar a louça – “o tubo resiste”, garante o engenheiro. O líquido quente vai descolando a gordura grudada na tubulação.

Desentupimento Porto Alegre de Caixa de Gordura Zona Sul,
Desentupimento Porto Alegre de Caixa de Gordura Zona Norte,
Desentupimento Porto Alegre de Caixa de Gordura Centro,
Desentupimento Porto Alegre de Caixa de Gordura 24 Horas,


Dedetizadora