Desentupimento de Porto Alegre da Zona Oeste

Desentupimento de Porto Alegre da Zona Oeste
Desentupidora 16 2

Desentupimento de Porto Alegre da Zona Oeste

Notícia do Blog:

Transporte de resíduos orgânicos durante Expointer

A 39ª edição da Expointer acontece de 27/8 a 4/9 no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. A Feira contará com a participação de mais de 6 mil animais de 68 raças, entre ovinos, bovinos, zebuínos, bubalinos, equinos, caprinos e pequenos animais. Quem visita a feira muitas vezes não toma conhecimento do trabalho de segurança sanitária feito para proteger os animais de doenças.

O manejo dos dejetos, por exemplo, segue protocolos rígidos, pois se for feito de modo inadequado pode gerar impactos negativos no animal e no meio ambiente. É preciso levar em conta que a produção diária de fezes e urina corresponde a cerca de 6% do peso vivo de um bovino adulto, podendo chegar a um volume total entre 24 e 30 kg diários, para animais confinados. Todo esse material produzido durante a Expointer precisa ser recolhido e encaminhado para tratamento adequado por uma empresa com experiência no transporte de resíduos.

Primeiramente, é importante entender a diferença entre resíduo e esterco. Resíduos são constituídos por fezes, urina, água desperdiçada pelos bebedouros e de higienização, restos de ração, pelos, poeira e outros materiais provenientes do processo criatório. O esterco, por sua vez, são as fezes dos animais, em forma pastosa ou sólida.

A coleta e remoção desses resíduos deve ser feita por profissionais e sem a ocorrência de derramamento. A capacidade poluente dos resíduos animais é enorme. O potencial poluente dos suínos, por exemplo, equivale em média ao de quatro pessoas adultas. Após a coleta, é realizado o transporte dos resíduos para estação de tratamento ou para o local indicado pela empresa contratante e autorizado pelos órgãos de controle.

O manejo dos dejetos gerados pelos animais é uma importante prática dado o seu potencial poluidor. E os órgãos fiscalizadores estão cada vez mais rígidos em seus controles. Essa combinação de fatores faz com que novas soluções tecnológicas sejam viabilizadas, priorizando sua reciclagem para utilização agrícola.

O tratamento da matéria orgânica produz resultados como o biogás para geração de energia e o biofertilizante para adubação das plantações, podendo substituir os fertilizantes químicos. Esse processo possibilita melhoria das condições ambientais das propriedades rurais, economia com energia elétrica e mais segurança alimentar, pois reduz o uso de fertilizantes químicos, substituídos pelo adubo orgânico.


Dedetizadora