Dedetização de Ácaros

Dedetização de Ácaros

Métodos de Controle de Ácaros

Conhecidos como organismos alérgicos, os ácaros são inimigos invisíveis que incomodam tanto aqueles que apresentam doenças como asma e rinite, como quem não sofre com esses problemas respiratórios.

Eles podem estar em qualquer lugar, sejam almofadas, cortinas, colchas, frestas nos pisos, estofamento de carros e bichos de pelúcia. Por isso, a eliminação dos ácaros não é nada fácil e requer bastante trabalho.

Uma das formas indicadas por alergistas para eliminar os ácaros é aplicar uma solução feita com 200ml de vinagre de vinho branco e 4 litros de água, com o auxílio de com uma escova ou pano. Use-a em persianas, sofás, cortinas e carpetes, por exemplo.

Entretanto, o serviço de desinsetizadoras é a opção mais confiável, já que utilizam produtos próprios para a eliminação dos ácaros e que atuam por meses, garantindo a saúde familiar.

Como medida paliativa, outro cuidado que deve ser sempre tomado tanto em residências como indústrias e estabelecimentos comerciais é o uso do aspirador de pó pelo menos uma vez por semana em todos os locais descritos e também em colchões, cobertores e colchas.

O sol também tem seu papel colaborativo. Ele ajuda a matar os ácaros, porém é importante depois dessa medida usar o aspirador de pó. Os banhos de sol devem ser aplicados ao menos uma vez por semana.

No caso de filtros de ar de equipamentos de ar condicionado, a troca deve ser constante, pelo menos a cada seis meses. E se tiver animais em casa, não se esqueça: eles devem ter suas patas limpas antes de entrar no ambiente, sendo lavadas com antibactericidas ou lenços umedecidos.

Perguntas e Respostas sobre os Ácaros

Quanto tempo pode viver um ácaro?

Aproximadamente de 2 a 3 meses.

Do que se alimentam os ácaros?

Os hábitos alimentares podem ser variados e, dependendo da espécie, são classificados em predadores (a grande maioria), fitófagos, detritívoros (quando se alimentam de restos de pele, por exemplo) e parasitas.

Quais são as doenças causadas pelos ácaros ao homem e aos demais animais domésticos?

Não estão envolvidos com a transmissão de doenças, mas podem ser agentes causais de inúmeras moléstias tais como a sarna (provocada por espécies parasitas dos tecidos cutâneos que liberam secreções e causam forte irritação), o “cravo” onde acometem somente o homem (quando habitam os folículos pilosos e glândulas sebáceas) e alergias.

Como os ácaros podem provocar alergia?

A alergia é um processo de sensibilização desencadeado pelo nosso sistema imune em resposta a corpos estranhos e os excrementos, ou mesmo os ácaros mortos que se dissipam na poeira, ao serem inalados, irrompem esta ação. Por isso, são os maiores responsáveis pelos casos de rinites e asma alérgicos.

Quais são os tipos de ácaros existentes?

Existem desde espécies ectoparasitas quanto endoparasitas até as de vida livre.

Como eliminar os ácaros?

É praticamente impossível eliminar todos os ácaros do ambiente doméstico, mas a população pode permanecer sob níveis bem baixos com a manutenção de um espaço limpo (para retirada do pó deve-se usar panos úmidos para evitar a tendência de espalhá-lo ainda mais), seco e arejado todos os dias.

Como se reproduzem os ácaros?

Após a fecundação da fêmea pelo macho, há a produção de ovos. Destes ovos, eclodem as larvas que passam por estágio de ninfa, antes de chegar à fase adulta.

Que ambiente é propicio ao ácaro?

Os ácaros preferem viver em ambientes quentes (acima de 20ºC) e úmidos (superior a 70%), protegidos da luz.

Como identificar ácaros?

Não é possível identificá-los a olho nu, sendo necessário o uso de um equipamento munido com lentes de aumento como o microscópio. Em sua morfologia básica o corpo está dividido em duas regiões: o gnatossoma (região que compreende a parte bucal) e o idiossoma (onde estão localizadas as pernas).

Os ácaros acometem os animais domésticos?

Sim. A presença de ácaros em animais domésticos pode causar coceiras, perda de vigor e feridas.

Uma limpeza com aspirador de pó elimina os ácaros?

Pode eliminar uma boa parte, mas não chega a ser o método mais eficiente, pois seria necessário o uso do equipamento ao menos mais de duas vezes por semana associado a um filtro especial do tipo HEPA que garante melhor capacidade de captura dos ácaros.

Produtos de limpeza ajudam a eliminar os ácaros?

Alguns produtos simples como detergentes e óleo de eucalipto podem auxiliar na redução do número de ácaros no ambiente, mas não os erradicam completamente.

Qual é o inseticida ideal para eliminar os ácaros?

Algumas substâncias químicas conhecidas como acaricidas, não tóxicas para o homem, possuem a capacidade de eliminar os ácaros. Entre elas estão o ácido tânico e o benzoato de benzilo que podem ser facilmente aplicados sobre o piso, colchões, fronhas, encontradas sob a forma de pó, líquido ou spray. Contudo, pouco tempo após a aplicação do produto, é recomendável o uso do aspirador de pó para retirar os ácaros mortos que podem provocar alergia.

Os ácaros são importantes para o ecossistema?

Muitas espécies são importantes decompositores secundários do solo, contribuindo para a formação de húmus. Alguns ácaros também atuam como predadores de outras pragas, auxiliando no controle destas.

Qual é a temperatura ideal para a proliferação dos ácaros?

Qualquer temperatura acima de 20ºC, desde que associada a altos índices de umidade também.


 

Dedetizadora


DESENTUPIDORA

 

Títulos Principal da Postagem mostrar