Como desentupir a pia: O Manual Completo!

Como desentupir a pia: O Manual Completo!

Como desentupir a pia: O Manual Completo! – Está com dor de cabeça para desentupir a pia? Então conheça os 6 melhores métodos para solucionar esse problema que separamos para você. Vamos explicar as principais causas do entupimento.

Que ajudará você a escolher a melhor estratégia e saber como prevenir esse incômodo. Confira!

Causas do entupimento da pia

Para entender o motivo de sua pia entupir, conheça alguns aspectos técnicos que farão a diferença! O sifão – aquele cano em forma de “S” conectado ao ralo da pia – tem uma função muito importante: não deixar que o cheiro do esgoto volte. Em Hidráulica, isso é chamado “fecho hídrico”.

Pois a curva mantém sempre uma camada de água no cano que impede os gases passarem de um lado para o outro. O lado negativo disso é que sólidos não passam com a mesma facilidade pelo sifão, precisando de mais pressão para“fazer a curva”. Assim, podemos ter as seguintes causas.

De entupimento:Sifão da pia

– Restos de comida: jogar a sujeira de pratos e panelas no ralo é uma das causas mais comuns do entupimento da pia, obstruindo o sifão. A borra de café também pode ser um vilão aqui!

– Cabelo: o mesmo vale para pia do banheiro. A principal causa de entupir, é pentear-se ou barbear-se deixando cabelos e pêlos irem para o ralo.

– Gordura: jamais jogue óleos e gorduras na pia! Além de ser péssimo para o meio ambiente, acumulam-se nas paredes da tubulação. Ao esfriar, o que era praticamente líquido torna-se pastoso e até sólido, impedindo a passagem da água.

6 métodos para desentupir a pia

Sabendo o porquê do entupimento, conheça os melhores métodos para desentupir a pia!

Método 1 – Detergente e água

Esse método é ideal para dissolver a gordura acumulada na tubulação.

Ferva 4 a 5 litros de água com detergente líquido ou sabão em pó. Em seguida, despeje aos poucos no ralo.

Método 2 – Bicarbonato e vinagre

Esse é conhecido como método natural, por não usar produtos industrializados.

Coloque 5 colheres de bicarbonato de sódio no ralo. Na sequência, adicione 1 xícara de vinagre morno, de preferência o branco, e cubra o ralo com o pano. Deixe agir por cerca de 30 minutos, você perceberá quando começar a sair uma espuma com mal odor. Para concluir, jogue ½ litro.

De água fervente.

Método 3 – Sal

Outro método natural e seu princípio é o aumento de pressão para empurrar as sujeiras do sifão. Adicione 1 xícara de sal (não pode ser sal grosso) ao ralo. Em seguida, acrescente de 1 a 2 litros de água fervente. Feche com uma tampinha de ralo ou com um pano, para aumentar a pressão e acelerar o processo.

Método 4 – Coca-cola

Por incrível que pareça, esse método simples e famoso não é apenas uma lenda urbana! Utilize uma garrafa de 2 litros do refrigerante, despejando-o pouco a pouco no ralo até desentupir.

Método 5 – Soda cáusticaDesentupir pia com ajuda de encanador

Caso os métodos anteriores tenham falhado, este torna-se uma opção. Porém, muito cuidado! Esse método é recomendado apenas para casos críticos.

Dissolva 50 a 150 gramas soda cáustica em 1 a 2 litros de água fervente e despeje na pia. Utilize equipamentos de proteção: óculos, luvas, roupas compridas e botas.

Método 6 – Sifão

Se nada disso funcionar, o método para desentupir a pia que resta é retirar a sujeira diretamente. Coloque um balde ou bacia embaixo da pia e desenrosque o sifão. Em seguida, limpe-o com detergente e esponja, removendo todos os restos acumulados. Depois, coloque o sifão no lugar encaixando-o bem para evitar futuros vazamentos.

E aí, qual dos métodos para desentupir a pia você mais gostou? Deixe um comentário contando para nós que outras técnicas você usa! Nós da Desentupidora em Porto Alegre queremos facilitar sua vida, faça um orçamento e tenha acesso a profissionais qualificados.