Como desentupir a pia da cozinha ou banheiro?

Como desentupir a pia da cozinha ou banheiro? – Mesmo evitando que os restos de alimentos ou cabelos não caiam na tubulação, alguns acabam “escapando” e com o passar do tempo se acumulam e entopem o encanamento. E com a vida corrida que.

A gente leva hoje em dia isso é um grande atraso de vida. Só de imaginar a sujeira e o trabalho que vai dar para desentupir a pia o estresse já aumenta. Mas, você já pode se acalmar, antes de ligar para um profissional resolver o problema e pagar caro, você pode experimentar algumas de nossas dicas.

As técnicas podem utilizar produtos químicos ou não, então esteja preparado e, de acordo com a técnica escolhida, providencie luvas e óculos de proteção.

#1 COMO DESENTUPIR A PIA – DESENTUPIDOR

DESENTUPIR A PIA - DESENTUPIDOR

Aquele objeto de borracha redondo que você via perto da pia da casa da sua avó é o desentupidor de pia. Parece mentira, mas a grande maioria das pessoas não tem um desses em casa. E só lembra do coitado quando a pia já está entupida e precisando de socorro.

Se você está com um desentupidor ao alcance, já pode começar a tentar resolver o problema. Se o entupimento for mais leve, usar apenas o desentupidor será suficiente para desentupir a pia.

PASSO A PASSO:

  • Tenha um pano de chão por perto caso respingue alguma sujeira;
  • Encaixe o desentupidor sobre o ralo e movimente o cabo para cima e para baixo lentamente;
  • Se for necessário deixe acumular um pouco de água na pia e repita o processo, sempre com movimentos lentos.
  • Ao final do procedimento higienize seu desentupidor com algum desengordurante.

#2 COMO DESENTUPIR A PIA – REMOVENDO O SIFÃO

DESENTUPIR A PIA - limpar o sifão

Caso o uso do desentupidor não tenha sido suficiente para desentupir a pia você pode optar por remover o sifão para limpeza.

PASSO A PASSO

  • Cubra a região abaixo do sifão com um pano de chão;
  • Coloque um balde em baixo do sifão para que a sujeira e resto de água caia dentro dele;
  • Desenrosque o sifão;
  • Escorra a água no balde e veja se algum resíduo ou objeto caiu junto com a água no balde;
  • Se os resíduos permanecerem no sifão, você pode dar leves batidinhas para que eles se aproximem da extremidade e limpar com uma escovinha comprida;
  • Prenda novamente o sifão;
  • Ligue a torneira para ver se o problema foi solucionado ou se há algum vazamento no sifão por má fixação.
  • Se não houver vazamento, retire o balde, descarte os resíduos coletados e higienize seu balde.

#3 COMO DESENTUPIR A PIA – BICARBONATO E VINAGRE

DESENTUPIR A PIA - BICARBONATO

Quando você associa o uso do bicarbonato (NaHCO3) com o vinagre (H2O + Ácido Acético) ocorre uma reação química que resulta no ácido carbono, que imediatamente se decompõe em dióxido de carbono.

Ao adicionar o vinagre ao bicarbonato, o gás carbônico expelido gera bolhas. Essa reação química pode te ajudar a desentupir a pia.

PASSO A PASSO

  • Coloque 3 colheres de bicarbonato no ralo da pia;
  • Após um minuto derrame 1 xic. de vinagre sobre o bicarbonato;
  •  Aguarde de 20 à 30 minutos para que essa mistura faça efeito.
  • Jogue água quente em abundância;
  • Após um minuto abra a torneira e teste se o problema foi resolvido.

#4 COMO DESENTUPIR A PIA – DETERGENTE OU SABÃO EM PÓ

Outra opção que utiliza produtos que você já tem em casa é desentupir a pia com detergente ou sabão em pó.

PASSO A PASSO

Não tem segredo algum. Basta apenas ferver 5 litros de água e acrescente detergente ou sabão em pó e despeje aos poucos dentro do ralo da pia e a gordura se dissolverá.

#5 COMO DESENTUPIR A PIA – SODA CÁUSTICA

Como a soda cáustica é um produto químico perigoso, antes de qualquer coisa, é necessário cuidar de sua segurança. Providencie luvas de borracha, óculos de proteção e roupas que cubram seu corpo para evitar queimaduras. E não permita a presença de crianças próximas a você.

Enquanto manipula o produto.

PASSO A PASSO

Basta substituir o detergente da receita acima pela soda cáustica e repetir o processo. Ferva 5 litros de água, acrescente a soda cáustica e despeje aos poucos dentro do ralo da pia e a gordura se dissolverá.

#6 COMO DESENTUPIR A PIA – COCA COLA

O famoso refrigerante não serve apenas para te refrescar num momento de calor. Ele também pode te ajudar a desentupia a pia da cozinha. Alguns vão considerar um desperdício despejar dois litros de Coca Cola no ralo da cozinha.

Mas para os adeptos de uma alimentação mais saudável esse é o único uso do produto. Caso esse refrigerante não exerça nenhum fascínio sobre você, já sabe que ele pode te ajudar em caso de entupimento da pia.

#7 COMO DESENTUPIR A PIA – FORÇA MECÂNICA

DESENTUPIR A PIA - MANGUEIRA

Se for possível, você pode tentar ainda aplicar força para empurrar o objeto ou resíduo que esteja obstruindo a tubulação. Para isso você pode usar uma mangueira ou arame, grande o suficiente para “passear” pela tubulação até chegar à obstrução.

Ao encontrar resistência aplique um pouco de forma em movimentos de vai e vem, na tentativa de quebrar e empurrar a o que estiver entupindo o encanamento.

#7 COMO DESENTUPIR A PIA – HIDROJATO E MÁQUINA DESENTUPIDORA

Caso nenhuma das opções acima resolva seu problema, você pode alugar um equipamento de hidrojato ou uma máquina desentupidora. Ou contratar mão de obra qualificada que fará o serviço de desentupir utilizando os equipamentos adequados.

E atenção, após resolver o problema, tome ainda mais cuidados para evitar novos entupimentos. Nunca jogue óleo, resíduos de alimentos, pó de café ou cabelo pelo ralo de sua pia. Mas caso você opte por trocar o sifão a Desentupidora em Porto Alegre pode te ajudar. Tanto com o sifão, quanto com a mão de obra.


Dedetizadora

blank